Abdominoplastia

Abdominoplastia

INDICAÇÃO

A dermolipectomia abdominal remodela o abdome, corrige a flacidez causada pelo excesso de tecido (pele e gordura) acumulado abaixo do umbigo e também ajusta a musculatura do abdome frouxa. Não é uma cirurgia de emagrecimento mas um remodelamento do abdome e tratamento da flacidez acima do umbigo.

TIPO DE ANESTESIA

Normalmente é peridural com sedação.

TEMPO DE INTERNAÇÃO

Em torno de 12 a 24 horas, dependendo da recuperação do paciente e conforme orientação do médico.

COMPLICAÇÕES

Entre as possíveis complicações podem ser citadas: seroma (acúmulo de líquido no local operado), infecção, hematoma, falta de vascularização da pele (30 vezes mais frequente em fumantes), deiscência da ferida operatória (abertura da sutura – ponto cirúrgico).

RESULTADO DEFINITIVO

O resultado definitivo da abdominoplastia é atingido 6 meses depois da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e melhora da cicatriz.

APÓS A CIRURGIA:

Manter repouso relativo durante no mínimo três dias. Na primeira semana, permanecer com cabeceira elevada e pernas levemente flexionadas com uma almofada sob os joelhos. Usar modelador por um período de trinta dias. Nos primeiros dez dias, caminhar levemente curvada, evitar subir escadas, erguer os braços e esticar o abdome para não forçar a cicatriz. Após o sétimo dia pode começar a retomar a posição ereta. A retirada do dreno ocorre normalmente no final da primeira semana. Tomar banho sem retirar o micropore. Não fumar durante primeiras semanas. Não dirigir por três semanas. Não tomar sol ou expor-se a calor excessivo por no mínimo quatro semanas. Não praticar esportes ou exercícios físicos durante seis semanas. Não deitar de bruços por quatro semanas. Não fazer depilação a cera por três semanas. Pode ocorrer certa dormência ou endurecimento da parede abdominal que desaparecerá gradativamente. Pode ocorrer formação de seromas (acúmulo de líquidos) após a primeira semana, que deve ser tratado imediatamente para não dificultar a cicatrização. Surgindo aparecimento de rubor (vermelhidão da pele) ou calor na pele tratada, comunicar o médico imediatamente.