As mudanças hormonais do ciclo menstrual afetam o humor, mas também refletem na pele

http://www.revistaendorfina.com.br/mudancas-hormonais-no-periodo-menstrual/

As mudanças hormonais do ciclo menstrual afetam o humor, mas também refletem na pele. Nesse período, não é raro aparecerem no rosto, pescoço, costas e peito cravos, espinhas e até nódulos inflamados.

A causa, de acordo com o cirurgião plástico especialista em face, Marco Cassol, é a obstrução das glândulas sebáceas. “Pelo excesso de produção, a glândula sebácea entope. Como ela é potencialmente contaminada, quando há um meio propício elas se reproduzem, e isso ocorre por meio do açúcar. Por isso, se mulher nesse período, se não conseguir ficar longe do chocolate, deve optar pelo amargo”, explica.

Para combater a oleosidade excessiva, segundo o especialista, é preciso combinar alimentação e cuidados com a pele. Esfoliação e limpeza diária são essenciais, de preferência com o ativo indicado pelo médico. Da mesma forma devem ser incorporados à dieta, alimentos probióticos como farinha de chia, linhaça, amaranto, psyllium e quinoa. “As mudanças na flora intestinal pela modificação da alimentação alteram a secreção de uma série de hormônios, e entre eles a serotonina, que é um dos importantes hormônios do bem-estar e o que geralmente está em baixa quando a mulher está na TPM”, revela Cassol.

Marco Cassol também ensina a fazer um suco para “desintoxicar o organismo e aumentar a fisiologia do intestino”. O suco leva ½ cenoura, um pedaço de gengibre, 1 folha de couve, 1 pedaço de beterraba, de 2 a 4 laranjas com bagaço, 1 maçã, 3 limões espremidos, 1 morango e água até completar 1 litro e meio no copo do liquidificador. Basta bater tudo e tomar duas vezes por dia. “Importante não misturar frutas doces (como mamão e manga) por causa da fermentação, mas pode comer duas ameixas depois”, pontua.

Se a acne e os cravos já apareceram, o cirurgião plástico recomenda o uso de esfoliante, além dos cuidados com a limpeza da pele. Gel com o composto mupirocina e protetor solar ultrasseco também são indicados.

E por maior que seja a tentação, nada de espremer os cravos e as espinhas. “Quando se aperta, rompe-se a cápsula inflamatória que protege o tecido sadio, contaminando-o pela infiltração de bactérias, e isso causa lesão da derme em volta da acne, o que leva à cicatriz. Sem falar que a unha tem bactérias”, afirma Cassol.

Autor: Marco Cassol

Plástica e Estética Facial e Corporal. Trabalho com a mente como um cientista e com o coração como um artista. Sou um psiquiatra do bisturi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *