Cura do Quelóide Intratável com Cryoshape

Existem dois fatores que interferem diretamente no resultado da cicatrização:

  • Tensão na cicatriz (mais tensão piora a qualidade da cicatriz). Cicatriz em dobra do joelho, cotovelo, ombro tende a ser de pior qualidade. Corte onde existe perda de pele e quando fecha fica tenso, a cicatriz tende a ficar ruim.
  • Vascularização dos tecidos próximos à cicatriz (Menos sangue circulando piora a qualidade da cicatriz). Alguns lugares do corpo tem um aporte de sangue maior (na cabeça, por ex.). Pacientes que fumam tem os microvasinhos da pele mais fechados e isto prejudica muito a cicatrização.

A condição psicológica / emocional do paciente (pacientes muito inseguros, com muito medo ou muita raiva) pode piorar a cicatriz. A condição alérgica do paciente pode piorar a cicatriz, mas o uso de corticóide crônico (paciente asmáticos, com doenças reumáticas ou doenças auto imunes) ou uso de esteróides anabolizantes (ou seus derivados, aplicados em academias de ginástica) auxiliam na qualidade da cicatriz. A dieta inflamatória (com muito açúcar, derivados ou farinha branca), exposição solar logo após a lesão, queimadura na região (por ex. uma arranhão no asfalto é um tipo de queimadura) podem piorar o resultado da cicatriz.

Primeiramente é preciso diferenciar quelóide de cicatriz hipertrófica.

Cicatriz hipertrófica é uma cicatriz feia, que pode ser mais escura, alargada e até elevada.

Quelóide é muito mais grave. Quelóide é uma cicatriz que invade os tecidos sadios e tem comportamento de Tumor.

Pacientes com peles negras e orientais têm maiores chances de apresentar cicatriz hipertrófica e quelóide, pois demanda maior atenção durante os procedimentos estéticos e no pós-operatório. Já as peles mais claras são melhores para a cicatrização, embora o perfil metabólico e hormonal individual faça toda a diferença. A idade e o sexo também têm influência na cicatrização. Nos homens, as chances de uma cicatriz hipertrófica é menor do que nas mulheres pela questão hormonal. Em bebês e velhinhos a cicatriz tende a ser muito boa. Bebês que fazem cirurgia intrauterina ficam sem cicatriz. As pessoas também precisam lembrar de cuidar da região para ter uma boa cicatrização. É preciso evitar o atrito do local com a roupa, não se expor ao sol e, ao menor sinal de dor, inflamação, procurar o médico responsável. Nunca se deve coçar ou cutucar a cicatriz, muito menos procurar soluções caseiras mágicas para o problema.

Utilizamos varias técnicas para tratar o quelóide: A mais clássica é refazer a cicatriz. Outras opções que podem ser associadas são: Betaterapia (10 sessões de radioterapia diárias logo após a retirada do quelóide com cirurgia), Placa de silicone ou gel de silicone sobre a cicatriz, sessões mensais de Laser CO2, Luz pulsada (quando a cicatriz está muito vermelha), Carboxiterapia intralesional, Dermarroler associado a gel com fatores de crescimento, Filme plástico com corticóide, cremes com princípios ativos, cápsulas com princípios ativos orais, aplicação dentro da cicatriz de triancinolona (nome comercial, Triancil, Corticóide que inibe a cicatrização exacerbada e pode ter efeitos colaterias como atrofia da pele, ficar fina demais, e acromia (ficar completamente branca, sem nenhuma cor e muito diferente da pele normal).

Alguns pacientes não respondem e estes tratamentos e apresentam recidiva (retorno) do quelóide. Para estes casos usamos a crioterapia que consiste no congelamento da cicatriz com nitrogênio líquido. Os resultados são bons, mas o índice de acromia (cicatriz fica branca, sem coloração nenhuma) é alto.

Agora começou aqui no Brasil uma nova terapia, Cryoshape. Cryoshape é uma agulha por onde passa o nitrogênio líquido e congela a cicatriz de dentro para fora, preservando os melanócitos (células que dão coloração a pele) superficiais, o que evita a acromia.

Vantagens do Cryoshape:

Rápido alívio da coceira, dor, desconforto e sensibilidade.

Redução significativa do volume da cicatriz após uma única sessão.

Recorrência mínima.

Pode ser realizado no consultório com anestesia local.

Cicatrizes grandes também podem ser tratadas com uma única sessão.

Minimiza a possibilidade de hipocromia.

Resultados muito satisfatórios

Único tratamento com eficácia maior que 90% em uma sessão

cura do queloide
cura do queloide
tratar queloide
tratar queloide
tratamento do queloide
tratamento do queloide