Diferenças entre quelóide e cicatriz hipertrófica

É importante diferenciarmos entre quelóide e cicatriz hipertrófica. O tratamento nos pacientes que tem tendência a formar quelóide deve ser mais agressivo.

Quelóide é uma cicatriz que invade, ultrapassa os limites da cicatriz inicial. Pode apresentar sintomas de desconforto, dor ou ardência na cicatriz. aparência arroxeada ou vermelho escuro e elevação hiportante da cicatriz

Cicatriz hipertrófica é uma cicatriz aumentada ou alargada que nao invade o tecido adjacente, proximo. Normalmente nao apresenta dor ou desconforto. Apresenta-se geralmente plana.

Tratamento quelóide: Betaterapia (radioterapia especifica para cicatriz) realizada em 10 sessões, 1 sessão por dia, com início no dia seguinte ao dia da cirurgia. Infiltração da cicatriz com corticóides ou antimetabólicos. ressecção da cicatriz. associação desses tratamentos

Tratamento cicatriz hipertrófica: uso contínuo de placa de silicone por meses, cremes com derivados dos corticóides, fitas com corticóide (drenison oclusivo, por ex.)

Pacientes com pele mais escura tem uma tendência maior de ter quelóide.

A cicatrização total demora em média 2 anos depois da cirurgia.

Autor: Marco Cassol

Plástica e Estética Facial e Corporal. Trabalho com a mente como um cientista e com o coração como um artista. Sou um psiquiatra do bisturi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *