Lactose pode ser nociva à saúde da pele

A lactose, substância presente no leite e derivados, pode causar problemas de pele. Por ser um alimento onde a proteína é encontrada em grande quantidade, o leite sempre foi visto como algo insubstituível nas dietas, principalmente para crianças e adolescentes.
Segundo o cirurgião plástico Dr. Marco Cassol, a pele é um dos primeiros órgãos a sofrer com os alimentos inadequados, “o leite, diferente do que a maioria das pessoas pensa, é um alimento nocivo pela difícil metabolização e isso pode causar diversos problemas na pele, como por exemplo, a acne”.
De acordo com o médico, o leite provoca aumento da secreção de insulina, hormônio que pode ampliar processos inflamatórios cutâneos, piorando o aspecto da pele. Há também casos em que a pessoa descobre a intolerância à lactose e, são nestes episódios, que os primeiros sintomas são notados na pele. “Coceiras, local áspero e bolinhas avermelhadas são sinais de rejeição ou alergia. O conselho é evitar alimentos com lactose na sua composição”, explica o médico.
Porém, o teor de gordura do leite ou de seus derivados não influência o quadro da cútis. “Mesmo produtos sem gordura, ou seja, desnatados ou parcialmente desnatados, podem gerar picos de insulina. O aspecto e o agravamento dependerão de cada organismo”, finaliza.

Dr. Marco Cassol – cirurgião plástico especialista em face feminina. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o cirurgião plástico, pode responder sobre botox, fios de sustentação da face absorvíveis, silicone nos seios, cirurgia para reduzir as mamas, criolipólise, microlipoaspiração, cirurgia íntima, novidades da área clínica, procedimentos estéticos, entre outros assuntos. Com mais de 15 anos de experiência, é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Site: www.marcocassol.com.br.

Autor: Marco Cassol

Plástica e Estética Facial e Corporal. Trabalho com a mente como um cientista e com o coração como um artista. Sou um psiquiatra do bisturi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *