Pesquisa revela que rinoplastia não perde a funcionalidade na voz, plástico explica

“A rinoplastia não está proibida para essas pessoas,
elas precisam ser bem orientadas a respeito
da possível mudança para que não saiam prejudicados
posteriormente. Mas, a mudança no timbre de voz não acontece em todos os casos”, explica.
Foto: divulgação

A pesquisa revelou que o próprio paciente submetido a rinoplastia consegue notar essa diferença. Para pessoas que utilizam a voz como profissão, como cantores, por exemplo, o cirurgião plástico Dr. Marco Cassol da capital paulista faz um alerta. “A rinoplastia não está proibida para essas pessoas, mas elas precisam ser bem orientadas a respeito da possível mudança para que não saiam prejudicados posteriormente. Mas, a mudança no timbre de voz não acontece em todos os casos”, explica.

Além disso, algumas pessoas também passaram a apresentar hiponasalidade, ou seja, aquela sensação de estar ouvindo alguém que tem o nariz entupido. “Isso porque a cirurgia pode provocar um estreitamento das vias aéreas que faz com que o ar vibre de forma diferente nas cordas vocais, alterando a voz”, completa.

Fonte: http://journals.lww.com/plasreconsurg/Fulltext/2014/02000/The_Potential_Effects_of_Rhinoplasty_on_Voice.11.aspx

Sobre Dr. Marco Cassol

Cirurgião plástico membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

www.marcocassol.com.br

Autor: Marco Cassol

Plástica e Estética Facial e Corporal. Trabalho com a mente como um cientista e com o coração como um artista. Sou um psiquiatra do bisturi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *