Sono da beleza – como uma boa noite pode rejuvenescer

Descanso noturno pode sim prevenir rugas e promover renovação celular
Quem dorme bem pode comprovar que o sono da beleza existe. Dr. Marco Cassol, cirurgião plástico da capital paulista explica que durante o período de descanso, o corpo produz e libera hormônios durante o sono REM, como o GH, o hormônio do crescimento e responsável pela renovação celular. “Ele previne o envelhecimento precoce da pele, a flacidez muscular e a fraqueza óssea”, explica o médico acrescentando que “uma noite bem dormida também pode prevenir rugas, já que o sono regula a quantidade de cortisol do corpo, que é conhecido como o hormônio do estresse. “O cortisol pode deteriorar mais rapidamente o colágeno da pele, fazendo com que as rugas apareçam mais cedo”, alerta o médico.
Além de cuidar da beleza, dormir também ajuda na recuperação pós-operatória, acelerando a cicatrização e melhorando a autoestima e na regulação dos hormônios. “Quem dorme melhor tem menos chances de desenvolver distúrbios hormonais e ainda previne o corpo de desenvolver doenças autoimunes”, afirma Dr. Marco.
Confira algumas dicas do médico para ter um completo “sono da beleza”:
– É muito importante saber que muito estímulo, como internet ou música muito agitada, antes de dormir, prejudica o sono REM (fase que ocorre os sonhos mais vívidos).
– Uso de bebidas alcoólicas ou remédios para dormir pioram a qualidade e a quantidade do sono REM.
– Exercícios de relaxamento ou meditação antes de dormir podem melhor muito a qualidade do sono REM e do sono não-REM.
– Pesquisas também já demonstraram que pessoas que possuem um sono mais regulado aparentam ser mais bonitas e saudáveis aos olhos dos outros. Então prepare-se, deite e aproveite seu descanso!

Sobre Dr. Marco Cassol
Cirurgião plástico membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS).
www.marcocassol.com.br

Autor: Marco Cassol

Plástica e Estética Facial e Corporal. Trabalho com a mente como um cientista e com o coração como um artista. Sou um psiquiatra do bisturi.

6 pensamentos em “Sono da beleza – como uma boa noite pode rejuvenescer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *